Logo-produtoras-asprodejas-1000x1000Artboard-21.png

A marca “Menina dos Olhos” surgiu em 1987 e desde então vem participando do Festival de jabuticaba de sabará conquistando
premiações e grande destaque. Os produtos derivados da famosa jabuticaba de Sabará vem sofrendo inovações a cada ano.
Inicialmente fazíamos chup-chup, sucos, bombons, vinho e licores, porém hoje houve uma transformação e crescimento em sua produção.
“Menina dos Olhos”
, vem se destacando nos Festivais de jabuticaba de Sabará sendo premiada como melhor geleia por quatro vezes e melhor licor duas vezes, premiações essas ocorridas entre 2006 a 2019. Sinto me muito honrada em participar do  festival do qual sou uma das pioneiras, inovando a cada ano com os seus famosos produtos derivados da jabuticaba.

FESTIVAL DA JABUTICABA 2020

 

CHEF: Afonso Bicalho (Consultor, Personal Chef)

PRODUTORA:  Lázara Camponez (Menina dos Olhos)

 

CARRÉ EM CROSTA MENINA DOS OLHOS

 

Ingredientes:

  • 750 g de Carré de cordeiro com ossos aparentes
  • 100 g de farinha panko
  • ½ molho de salsinha
  • 175 g de manteiga sem sal
  • 100 g de conserva de jabuticaba Menina dos Olhos
  • 100 g de geleia de jabuticaba Menina dos Olhos
  • 150 g de batata baroa
  • 150 g de batata inglesa
  • 150 g de batata doce
  • 100 g de açúcar refinado
  • 100 g de creme de leite
  • 4 unidades de laranjas
  • 1 unidade de limão
  • 200 g de Shimeji
  • 300 ml de vinho de jabuticaba Menina dos Olhos
  • 100 g de compota de jabuticaba Menina dos Olhos
  • 1 ramo de Sálvia fresca
  • 150 ml de caldo de carne caseiro
  • Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

1. Para o cordeiro:

Fazer a limpeza da carne, retirando os excessos e películas sobre os ossos expostos.  Deixar o carré marinando por 1h em 200ml de Vinho de Jabuticaba Menina dos Olhos, sal e pimenta. Em um bowl, fazer a crosta misturando 100g de farinha panko, 1/2 molho de salsinha repicada, suco de 1 limão, e uma pitada de sal e pimenta. Reservar.

 

Em outro bowl, processar, com o auxílio de um mixer, 100g de conserva de jabuticaba Menina dos Olhos e  50g de geleia de jabuticaba Menina dos Olhos. Reservar.

 

Em uma frigideira bem quente, derreter 75g de manteiga e colocar o carré pra selar. Adicionar o ramo de sálvia fresco para aromatizar, e regar a carne com a manteiga derretida. Virar para que todas as partes sejam seladas. Deixar até que uma camada dourada seja criada em toda carne. Reservar.

 

Pincelar o creme processado sobre a carne de cordeiro, e com cuidado colar a crosta em todas as partes. Deixar somente os ossos expostos. Esses poderão ainda ser protegidos por papel alumínio antes de ir ao forno.

 

Levar o carré já com a crosta ao forno (180º) por aproximadamente 12 minutos. Observar sempre para a crosta não queimar.

 

2. Para a mousseline:

Descascar as 3 batatas (150 g de cada) e picá-las em pedaços pequenos e proporcionais. Em uma frigideira, levar as batatas picadas pra cozinhar em pouca água com 50 g de manteiga e uma pitada de sal e pimenta. Caso a água seque e ainda não estiverem cozidas, adicionar líquido aos poucos. A ideia é elas terminarem seu cozimento com pouco ou nenhum líquido. Deixar que cheguem ao ponto de amassar facilmente com o garfo. Reservar.

 

Em uma panela pequena, colocar 100 g de açúcar refinado para derreter com tiras de casca da laranja. Assim que derreter, adicionar 100ml de água e deixar que dissolva até virar um caramelo. Atenção para não queimar o açúcar pois pode amargar. Reservar.

 

Espremer e coar o suco de 4 laranjas, ou aproximadamente 120 ml. Reservar.

 

Em uma panela colocar as batatas cozidas e o suco das laranjas e bater com o auxílio de um mixer. O creme deve ficar liso e sedoso. Levar a panela com o creme ao fogo e aos poucos adicionar o caramelo. Deve-se alcançar o equilíbrio entre acidez e dulçor. Acrescentar  100g de creme de leite. Incorporar tudo e mexer até alcançar uma textura consistente. Acertar o tempero com sal e pimenta. Reservar.

 

3. Para o Shimeji

Fazer a limpeza dos cogumelos com papel toalha ou pincel (secos), e separar os shimejis com as mãos. Em uma frigideira quente, derreter 50g de manteiga e colocar os cogumelos. Saltear rapidamente para que não perca sua textura e temperar com sal e pimenta. Acrescentar 50ml de caldo de carne caseiro, misturar e deixar evaporar rapidamente. Reservar.

 

4. Para o molho:

Na mesma frigideira do shimeji, colocar 100ml de vinho de jabuticaba Menina dos Olhos, 100ml de caldo de carne caseiro, 50g de geleia de jabuticaba Menina dos Olhos e deixar reduzir um pouco. O molho deve ser fluido, mas espesso. Acrescentar 100g de compota de jabuticaba  Menina dos Olhos com as cascas inteiras, acertar o tempero com sal e pimenta. Reservar.

 

5. Montagem:

Colocar a mousseline no centro do prato. Adicionar os cogumelos ao redor do creme em pontos isolados. Regar os cogumelos com o molho, circulando todo o creme. Cortar o carré, separando cada osso cuidadosamente para manter a crosta e deitá-lo sobre a mousseline. Decorar com flores comestíveis ou ervas frescas.

 

 

OBS:

  • Rendimento: 3 porções
  • O carré de cordeiro pode ser substituído por costelinha suína. Peça para seu açougueiro fazer um corte especial deixando os ossinhos aparentes como o carré.
IMG_0020.jpg

Nome da empresa: Menina dos Olhos

Produtora responsável: Lázara da Piedade Camponez

Produtos disponíveis: Geleias (doces, temperadas), vinhos, licores, molhos para saladas, molho de pimenta, sucos, quitandas, farinhas, pinga curtida na jabuticaba, casquinhas, cocada de jabuticaba, bombons, conservas, compotas, doces diversos, mussarela curtida na jabuticaba, cooler, vinagre e outros derivados.

Onde comprar: Rua São  Geraldo  27,Esplanada  e Empório Estrada Real de Sabará.
Contatos: (31) 994156761 / (31) 36715866

Endereço: Rua São  Geraldo. 27 Bairro Esplanada, Sabará, MG.