Logo-produtoras-asprodejas-1000x1000Artboard-4.png

 Lá pelos anos de  1987, os moradores do bairro Pompéu, em Sabará devido ao a grande oferta de jabuticaba, se reuniram para buscar alternativas de consumo. E resolveram então fabricar diversas receitas derivadas  fruta. As excelentes cozinheiras e moradoras do bairro, iniciaram a produção de geléias, licores, vinhos, doces, entre outros. Com isso, surgiu o Festival da jabuticaba de Sabará onde, até hoje, são comercializados diversos produtos dessa fruta que é marca registrada da cidade histórica.


Dentre vários produtores, Maria da Glória  Ferreira e Vanilda De Fátima Costa Ferreira, junto de seus familiares, passaram a produzir e expor no festival. Ali nascia a famosa barraca de "Delícias da pretinha". O nome foi escolhido, justamente, por fazer alusão à cor da fruta. Desde do início, a Delícias da pretinha se destacou pela criação de produtos inovadores como a compota de jabuticaba, o tão famoso doce da casca da fruta.
Com o passar dos anos, outros produtos foram criados e reconhecidos pela qualidade e inovação, como a famosa milhocaba, que une o sabor exótico  da jabuticaba com o milenar do milho. Outros produtos se destacaram também como jabodoim, uma mistura exótica entre o amendoim e a jabuticaba e o molho especial para carnes de jabuticaba e especiarias. Esse último inclusive, usado na preparação do prato "Massa fresca de ora-pro-nobis com Ragú de Porco Regrado ao molho de jabuticaba”. 

FESTIVAL DA JABUTICABA 2020

 

CHEF: Guilherme Bretas (Restaurante Fim de Tarde)

PRODUTORA:  Maria da Glória Ferreira (Delícias da Pretinha)

 

 

TRISTÃO E ISOLDA

 

Ingredientes:

Para a massa:

  • 600 g de farinha de trigo sem fermento.
  • 30 g de azeite
  • 80 g de ora-pro-nóbis
  • 5 ovos.

 

Para o molho

  • 1 kg de carne de porco (pernil)
  • 3 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • 6 colheres (sopa) de molho especial de jabuticaba Delícias da Pretinha
  • 2 colheres (sopa) de geleia de jabuticaba Delícias da Pretinha
  • 100 g de tomate grape

 

Modo de preparo:

Para a massa

Misturar os ingredientes secos, sal e farinha de trigo. Colocar os ovos e as folhas de ora-pro-nóbis no liquidificador e bater até virar uma mistura homogênea. Colocar a mistura junto da farinha de trigo e adicionar azeite. Sovar a massa até dar o ponto de não grudar nas mãos (aproximadamente 10 minutos). Deixar a massa descansar na geladeira por 20 minutos. Abrir a massa com um rolo de massa e deixar em espessura de 1,5mm a 2,5 mm, ou como preferir. Fazer o corte de sua preferência. Cozinhar a massa por 2 a 3 minutos na água com sal.

 

 

 

Para a molho

Cortar o pernil em cubos e levar para cozinhar na panela de pressão por 10 minutos. Abrir a panela e acrescentar duas colheres (sopa) de geleia de jabuticaba Delícias da Pretinha. Fechar a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retirar o pernil da panela de pressão, colocar em uma panela comum, acrescentar o molho especial de jabuticaba Delícias da Pretinha e deixe cozinhar até que ficar cremoso. Desligar o fogo e acrescentar os tomates grapes picados.

 

OBS:

  • Serve até 6 pessoas.
IMG_1527.jpg

Nome da empresa: Delícias da Pretinha

Produtora responsável: Maria da Glória

Produtos disponíveis: Vinho de Jabuticaba, licor, geleia, compota, molho especial para carnes, molho de alho, molho de alho com ervas, cachaça curtida e produtos perecíveis (empada, milhocaba, jabodoim, entre outros)

Onde comprar: Rua José Vaz Pedrosa, 139, Pompéu, Sabará ou por encomenda.
Contatos: (31) 986848976 whatsapp - (31) 998603775 whatsapp

Endereço: Rua José Vaz Pedrosa, 139, Pompéu,  Sabará